segunda-feira, 17 de junho de 2013

  Apresentamos abaixo algumas sequências de atividades didáticas propostas pelos professores autores do blog com o objetivo de auxiliar os docentes no desenvolvimento de suas atividades de ensino em sala de aula.





        PLANO DE AULA  DE LEITURA SOBRE O TEXTO “PAUSA” DE MOACIR SCLIAR

 
Objetivos Específicos 

· Incrementar a leitura no âmbito escolar.
· Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como prioridade no processo de aprendizagem.
· Apresentar ao educando as diferenciadas linguagens, enriquecendo a rotina escolar, estimulando a leitura e a produção do texto escrito e oral.
· Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania.
· Integrar a comunidade escolar mediante a multiplicidade de leituras afins.
· Enriquecer o conteúdo interdisciplinarmente, visando o aprendizado global.
· Inserir no cotidiano escolar abordagens que enfoquem: sexo, saúde, esporte e meio ambiente, ressaltando a valorização da melhor qualidade de vida para a boa formação cultural.


Estratégias de Leitura (leitura silenciosa, em grupo, individual); leitura, e análise de texto;
O texto: leitura e reflexão;
Estudo dos aspectos lingüísticos do texto: ortografia, pontuação, coerência e coesão textual; e o autor;
Gênero e Tipos textual-características básicas do tipo textual;  Conto
O texto narrativo  seqüências narrativas, os marcadores de tempo, etc.
A produção de textos orais e escritos com dramatizações,.

Avaliação
A avaliação será contínua de acordo com a progressão e interesse demonstrado pelo aluno  na leitura do texto.

Metodologia:
O aluno fará uma leitura individual e silenciosa para o reconhecimento do texto em seguida o professor  fará uma leitura  direcionada para interpretação e estudo do texto
Antecipação do conteúdo do texto  através do título e seu sentido conotativo e denotativo;
Observação do comportamento do personagem e seus valores ético , morais e religiosos
Leitura intercalada por parágrafos para antecipação de informações;
Observação da  finalização do texto contraria a expectativa  do leitor, provocando humor leve;
Observação da troca de nome da personagem afim de ocultar sua identidade;
Análise da estrutura narrativa como: pontuação, presença de aspas no início e no final do texto indicando o narrador onisciente;
Produção textual : Artigo de opinião e anúncio publicitário




Meu primeiro beijo – Antonio Barreto


Número de aulas: 06
8º ano e 9º ano

Antes da leitura
  • Explorar o título para o aumento de expectativas.
  • Verificar se a expectativa é ler um texto de seu próprio contexto ou de outro contexto (de outra época)
  • Ponto de vista em relação a questão do gênero
  • Abordagem do ponto de vista do padrão de beleza
  • Apresentação da temática (beijo na adolescência, paixão, angústia, curiosidade, medo, posicionamento feminino, machismo)


Habilidades de leitura
  • Leitura individual e coletiva
  • Levantamento de vocabulário
  • Observação da linguagem/ escolha vocabular (se cita as aulas e usa o vocabulário próprio do conteúdo aprendido na escola)
  • Quem seria o público leitor
  • Uso da linguagem coloquial – período composto por coordenação/ subordinação
  • Observar o ritual para o BEIJO (contemporâneo)
  • Intertextualidade: relatos de suas experiências; filme: Meu primeiro amor; O primeiro beijo – Clarice


Avaliação
  • Questão opinativa
  • Qual a importância do beijo para o adolescente?
  • Relato de experiência de seu primeiro beijo




Sequência Didática com o gênero textual crônica.

Texto “Avestruz” – Mário Prata.
Disciplina: Língua Portuguesa
Público alvo: 6º ano / Ensino Fundamental.
Aulas previstas: 6 aulas

Etapa 1 – Checagem de hipóteses.
ü  O que você espera de um texto com esse título?
ü  Você conhece um avestruz?
ü  Quais as características do avestruz?
Nesse momento faremos uma leitura silenciosa para que vocês possam conhecer o texto e em seguida faremos a leitura textual compartilhada.

Etapa 2 – Localizando informações no texto.
Responda em seu caderno:
ü  Identifique no 3º parágrafo as características do avestruz.
ü  As características que você atribuiu anteriormente ao avestruz, foram confirmadas no texto? Comente.
ü  Localize no penúltimo parágrafo a expressão que mostra que o garoto mudou de opinião em relação ao avestruz. Após isso, qual foi a reação do garoto?
ü  Assim como o menino, você já desejou algo e depois mudou de opinião?

Etapa 3 – Comparando informações
ü  O que mais impressionou o garoto com relação aos hábitos alimentares e à reprodução?

Etapa 4 – Produção de inferências globais e locais no texto.
ü  Grife as palavras que dificultaram o entendimento do texto e em seguida utilize um dicionário para descobrir o significado dessas palavras e qual deles se encaixa melhor no texto.
(Dica para o professor: Caso seja possível, pode-se utilizar a ferramenta de dicionário online)
ü  Porque o autor afirma que “uma avestruz com TPM pode ser perigosíssima?

Etapa 5 – Recuperando o contexto de produção de texto.
ü  Pesquise a biografia do autor Mário Prata.
(O professor que escolhe a melhor opção de como realizar essa atividade: na sala de informática, na biblioteca, como lição de casa e na aula seguinte comenta as pesquisas.)
ü  Discuta com seus colegas se o texto lido pode ou não ser classificado como uma crônica narrativa. Dê pelo menos duas explicações que justifiquem a análise feita.

Etapa 6 – Elaborar apreciações estéticas, afetivas, valores éticos ou políticos.
ü  O que você mais gostou no texto? Comente sua resposta.
ü  Será que um apartamento ou uma casa são locais apropriados para criar um avestruz como animal de estimação? Comente sua resposta.

Produção Final
ü  Produza uma crônica onde o menino conta o seu ponto de vista à respeito do desejo de ter um avestruz como “animalzinho” de estimação.



 Plano de trabalho

Texto: Avestruz 
 Mario  Prata

Série : 6º ano

Número de aulas : 06


Proposta : Atividade interdisciplinar para ser desenvolvida com as disciplinas de matemática, ciências e arte.

1-   Leitura pelo professor e sondagem para buscar conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto abordado .

2-   Apresentar a biografia do autor

3-   Apresentar à classe uma caixa contendo  figuras e objetos temáticos .

4-    Resgate oral da história elaborada pela classe e sugestão de título.

5-    Dividir a turma em grupos heterogêneos e delegar a função aos grupos  de pesquisarem sobre o avestruz.

6-    Apresentação do resultado da pesquisa.

7-   Produção de texto a partir das informações.

8-    Posteriormente produção de HQ.

9-    Apresentação no mural das histórias em quadrinho produzidos pela turma.





AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados da seguinte maneira :

1-      Pela participação oral

2-      Pesquisa

3-      Integração com o grupo e turma

4-      Produção de texto e HQ.

2 comentários: